07 dicas para reduzir gastos

Reduzir gastos sempre será uma forma de otimizar seus lucros e obter o máximo desempenho do seu negócio, principalmente nos momentos de instabilidade econômica, como a que estamos vivendo desde que a pandemia do novo Coronavírus surgiu.

Confira algumas dicas para reduzir os gastos nos restaurantes:

  1. Conheça todos os gastos do seu restaurante – Este é o primeiro passo para reduzir gastos no seu restaurante. Conhecer, de forma detalhada, todos os seus custos operacionais, é importante para saber onde atuar em reduções e reestruturações.
  2. Faça uma boa gestão de estoque – Observe sempre o prazo de validade dos produtos do seu estoque, para que não ocorram prejuízos com produtos vencidos. 
  3. Fique de olho no consumo de água – Para economizar água, adote a prática de colocar a louça suja em uma bacia com 20 litros de água, 1 colher de cloro, e outra de detergente durante 10 minutos, para facilitar a lavagem e reduzir o consumo.
  4. Monitore o consumo de energia elétrica – É possível reduzir bastante o consumo de energia elétrica, realizando o degelo dos refrigeradores e freezers periodicamente, pois o acúmulo de gelo gera maior gasto de energia. Outra dica é manter esses equipamentos afastados 15 centímetros das paredes, verificar sempre as borrachas de vedação e controlar a temperatura. Esta prática evita o superaquecimento destes aparelhos.
  5. Tenha um novo olhar para os resíduos gerados – Estabeleça uma forma de controlar as sobras de alimentos, pesando e registrando o que sobrou de comida por dia. Com esta informação, investigue os porquês destas sobras estarem sendo geradas, e reveja as quantidades das porções do cardápio.
  6. Invista em móveis e equipamentos de maior qualidade – Móveis de qualidade irão durar mais e, assim, você não precisará renová-los ou reformá-los com frequência. 
  7. Utilize a tecnologia a seu favor – A adoção de sistemas para automação de processos, pode reduzir custos com mão de obra, auxiliar na gestão do negócio e tornar o seu restaurante mais eficiente.