Fotografia de comida

Quem já tentou tirar fotos de comida sabe que não é tão fácil quanto parece. De fato, chega a ser frustrante — você tenta um ângulo, outro, e mais outro, e ainda assim a foto não fica bonita. Qual é o truque?

Ainda que não exista um único “truque” infalível, existem sim algumas dicas que você pode usar para imediatamente melhorar qualquer foto, conheça alguma delas:

1-  Montagem é tudo: Basicamente, existe um motivo pelo qual tantos restaurantes, cafeterias e hamburguerias colocam ênfase na apresentação de um prato — não é só para bonito, eles querem que as pessoas tirem fotos. E estas fotos automaticamente ficarão bonitas independente do talento para fotografia do cliente devido à cuidadosa montagem do prato.

2- Não esqueça do plano de fundo: Se estiver fotografando numa mesa, use uma toalha bonita que combine com o prato. Claro que a mesa limpa pode funcionar, seja madeira rústica ou totalmente branca.

3- Esqueça o flash: O flash, também conhecido como o “destruidor de boas fotos”, é uma ferramenta que deve ser usada com muito cuidado em qualquer foto. Mas em fotografia de alimentos, é proibido.

4- Encontre o melhor ângulo: Aqui se aplica a mesma dica que no primeiro tópico: para salvar tempo tentando encontrar o ângulo perfeito, simplesmente busque inspiração.

5- Simetria e harmonia: Você vai notar rapidamente após pesquisar fotos de comida que a grande maioria é perfeitamente centralizada ou disposta de maneira simétrica. Essa harmonia é importante e tem efeitos psicológicos interessantes em quem vê a foto.