A maioria das pessoas hoje fazem seus pedidos usando aplicativos on-line e  buscam uma experiência rápida e eficiente.

Explorar um menu complexo num celular na palma da mão não é uma experiência do agrado da maioria das pessoas, pensando nisso preparamos 7 dicas para você montar um cardápio digital arrebatador.

Tenha um cardápio enxuto

Para nós da Multipedidos, o cardápio deve ser enxuto, com não mais de 15 opções de pratos e com, no máximo, 2 páginas secundárias de venda sugestiva ou complementares.

Cardápios muito extensos, confusos que obrigam as pessoas a abrirem várias páginas secundárias até poderem finalizar os pedidos, afugentam os potenciais clientes resultando no que chamamos de baixa taxa de conversão de pedidos.

Tenha um cardápio inteligente

Foque nos pratos que as pessoas mais consomem dentro das culinárias escolhidas pelo seu restaurante. Ter muitos pratos que vendem pouco só irão gerar custos de tempo de pré-produção, armazenamento, embalagem específica e perdas.

Os pratos que trazem mais resultado de vendas, posicione no início do menu, insira tags que vão chamar a atenção dos consumidores, essa estratégia, também pode ser usada para divulgar novos pratos/produtos.

Estude o comportamento

Estude o comportamento de consumo na sua região de entrega para ver se há mercado para as suas culinárias e seus pratos. Por exemplo, numa região preponderantemente residencial vender almoços executivos pode não ser uma boa ideia.

Insira fotos instagramaveis

Investir em boas fotos vai desde a montagem da comida à iluminação, foco e equipamento. Lembre-se que a foto precisa cumprir o papel de transmitir o sabor e a qualidade de seu cardápio. Se for possível contrate um fotógrafo profissional especializado em fotos de comida. Porém, se ainda não é momento financeiro de investir em um fotógrafo, você mesmo pode tirar as fotos do seu cardápio  e ter um bom resultado. A maioria dos smartphones já vem com uma câmera de qualidade, o segredo é saber explorar bem os recursos que eles oferecem.

Transforme a descrição dos pratos no coração do cardápio

As descrições são as informações que as pessoas usam para conhecer o prato e definir o pedido. 

Use termos que despertem sensações, como “macio”, “suculento” e “crocante”,  termos que despertem lembranças, como “caseiro”, “tradicional” e “da vovó”, além disso, você pode usar termos geograficos como, “Italiano” e “Mexicano” para despertar mais o interesse do cliente.

Ao invés de descrever o prato como, “Filé de peixe, risoto e  salada especial”, você pode descrever “Um suculento filé de peixe Italiano acompanhado de  Risoto Cremoso com um toque de limão siciliano e um Mix de Folhas Verdes com Camarões Salteados na Manteiga Caseira”.

Use a Psicologia dos Preços

Você pode sentir a influência da psicologia dos preços nas suas compras diárias ou quando considera que algo é caro. A psicologia dos preços, ou psicologia dos números como também é conhecida, aborda diferentes combinações de números têm diferentes conotações: 

Preços que terminam em 99 sugerem promoção, e os que terminam com 00 parecem “maiores, afinal R$49,99 parece ser muito mais barato que R$50,00, por outro lado preços que terminam com 5 são “mais amigáveis” e convidativos, como por exemplo R$25,95, R$ 78,75.

Presença online

Que é importante para um negócio ter um perfil em redes sociais, e principalmente muitos seguidores, e muita interação, todos nós já sabemos. Mas só isso, não basta!
É necessário escolher a plataforma ideal para seu negócio, mas lembre-se que ela deve ser:

  • Confiável: pois ficará armazenados informações financeiras do seu restaurante, como: faturamento, transações de pagamentos on-line, dados de clientes, histórico de pedidos.
  • Estável: Uma plataforma de pedidos on-line deve ter o mínimo de instabilidade possível, não tem coisa pior que chegar a hora do rush e seu sistema ficar offline.
  • Usável: Não adianta ter a plataforma mais robusta do mercado se você não conseguir usá-la, então dê preferência por aquelas que oferecem treinamento sobre como usar as ferramentas e suporte técnico para dúvidas ou problemas específicos.
  • Administrável: É muito importante que você tenha acesso a relatórios gerenciais, como:  relatórios  de vendas, faturamento, produtos vendidos, ticket médio, comparativo de vendas por período, quantidade de entregas por motoboy, fechamento de caixa.
  • Memorável: Além da plataforma de pedido trazer benefícios para seu negócio, você  precisa pensar na experiência do seu cliente, então uma plataforma que lhe permite configurar um programa de pontos, cupons de desconto, agendamento de pedidos, busca de endereço de entrega por geolocalização faz toda a diferença para você entregar uma experiência memorável ao consumidor final e consequentemente, fidelizá-lo.
  • Rentável: No mercado há plataformas que cobram taxas por cada pedido realizado, então dê preferência para aquelas que cobram um valor fixo, independente do faturamento do seu negócio.

Alessandro Carvalho
Head de Customer Success

    3 replies to "7 dicas para montar um super cardápio digital"

    • Nikola

      Incrível! Adorei as dicas

    • Giseli

      Podem entrar em contato comigo, estou interessada no cardápio 22 998219802

      • Thiago Seco

        Oi. Nossos consultores entrarão em contato com você. 🧡

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